Agora um tema que pode fugir um tanto à parte política, mas não deveria ser ignorado como vem sendo: a falta de carros pequenos a diesel novos no Brazil. Desde 1976 não é permitida a venda de carros novos com motor a diesel e capacidade de carga inferior a uma tonelada, exceto 4x4 e vans com lugar para 9 ou mais passageiros além do motorista. Por algum tempo, até 1992, não era tão difícil emplacar uma caminhonete pequena, como uma Saveiro, ou até uma wagon, como uma Quantum ou uma Caravan, mesmo carregando menos de 1000kg e não sendo 4x4, mas hoje é praticamente impossível fazer isso legalmente.
Considerando uma questão de segurança nacional, o uso de motores a diesel é uma boa alternativa para manter a segurança energética, devido à maior adaptabilidade a alguns combustíveis alternativos como o álcool já popularizado em motores de ignição por faísca e o óleo vegetal, além do biodiesel que pode ser feito tanto com óleo vegetal quanto gordura de animais de fazenda. Assim, se teria uma menor dependência de agitações políticas no preço do transporte.
Considerando o uso prático, a manutenção menos complicada e a maior durabilidade de um motor a diesel são uma alternativa mais adequada que os carros híbridos que vem sendo aclamados como se fossem a 8ª maravilha mas na prática não passam de um perigoso engodo, com um custo absurdamente mais alto e uma complexidade técnica que só atrapalha o usuário final.
A proibição do uso do diesel em carros pequenos não tem espaço num país decente, mas a gana dos esquerdistas em usar o monopólio da gasolina como uma vaca leiteira para engordar contas de corruPTos em paraísos fiscais tem prevalecido no Brazil...
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