quarta-feira, 27 de março de 2013

peixe para a 6ª feira santa

Uma das ameaças mais graves à integridade do núcleo familiar passa pela desconstrução de valores religiosos, como o de honrar pai e mãe. A época da páscoa, envolta num espírito de renovação da vida, pode ser propícia a reflexões. Mesmo seguidores de religiões não-cristãs, como judeus, budistas, entre outros, uma refeição em família pode ser um bom momento para reforçar a união com os entes queridos.

O bacalhau, prato tradicional da 6ª feira santa e da páscoa, pode ser facilmente substituído por outros peixes. Merluza, abrótea, ou cação, são boas alternativas sobretudo para quem prefere o peixe fresco, além de serem mais fáceis de preparar em outras maneiras além das já tradicionais do bacalhau.


Receita para assar filés de peixe
Para 1kg de filé:

1 vidro de azeite (de 250 a 500ml)
Batatas pré-cozidas cortadas em rodelas (o suficiente para forrar o fundo de uma assadeira e formar uma "cama" para os filés)
Suco de 10 limões
Ervas (cheiro-verde, salsinha, cebolinha, manjericão, coentro) a gosto
Alho ou cebola a gosto
Sal a gosto

Passar os filés no suco de limão, deixar que fiquem imersos por pelo menos 5 minutos. Reservar o suco de limão para reaproveitamento.
Forrar o fundo da assadeira com as rodelas de batata e posicionar os filés por cima.
Adicionar as ervas e o alho ou cebola picados por cima dos filés.
Cobrir com o suco de limão e o azeite.

Levar ao forno a 180°C por 1:30h.

Ao servir, pode-se usar o caldo resultante na assadeira como molho.


Outro preparo que eu aprecio com a merluza é grelhado, temperado com limão, cheiro-verde e sal. Caso não disponha de óleo para untar a chapa ou frigideira, o ideal é que seja forrada com antiaderente.